sábado, 8 de maio de 2010

Todo dia pode ser "dia de Ano Novo"!

Olá! Espero que estejam todos bem!!!

Outro dia estava no Restaurante Mikado e enquanto aguardava uma amiga para o almoço li um artigo no jornal MEMAI que falava sobre uma tradição de fim de ano no Japão chamada "Oosouji" a Grande Limpeza.  Me identifiquei com a "proposta" na hora!
Sempre tive o ímpeto de limpar tudo no fim do ano - gavetas, arquivos, guarda-roupa, etc - mas nunca imaginei que isso fosse uma tradição importante no Japão. Fiquei muito feliz! 

Segue um trecho do artigo para nossa inspiração:

"Lembro que na minha infância não gostava do mês de dezembro. Enquanto todos estavam programando festas e aguardavam ansiosos os presentes de Natal (...) eu suspirava com resignada indignação pelos longos dias de limpeza que me aguardavam. (...)
Como não havia muita escapatória, eu e meus dois irmãos nos conformávamos e, ainda que a contragosto, trabalhávamos para que até a virada do ano não restasse nenhum canto sujo, literamente.(...)
Desde que saí da casa de meus pais , percebi que a grande limpeza de fim de ano era mais metafórica do que real, era mais interna do que externa. E que a faxina na nossa casa era só um pretexto para nos fazer lembrar do pó acumulado em nossas vidas ao longo do ano, dos rincões sujos que devemos limpar em nossa alma, das peças preciosas que precisam ser melhor cuidadas, de vidros que estavam embaçados e de quartos que necessitam de maior cuidado.
Um momento, enfim, que alia a percepção simbólica da necessidade de renovação ao empenho pessoal para que as trasformações aconteçam."

O artigo foi escrito por Lina Saheki, diretora do Centro Cultural Tomodachi, professora de japonês e mestre em Diretos Humanos. 

Quem quiser conhecer o site do jornal www.jornalmemai.com.br

Vamos cuidar de nossas casas e renovar todos os dias a coragem em nossos corações!

Com carinho!
Michelle








Um comentário:

  1. Oi Michelle,
    tava passeando pelo blog da Simonia e encontrei o de vcs...O titulo me chamou a atenção: "Artistas Monarcas", tb sou monarca e artista plastica!!!rs
    Participo na comunidade Bacacheri, que coincidência...
    bjo a todas!!!
    parabens pelo blog!

    ResponderExcluir